INGLÊS NO KUMON


Como em todos os cursos do Kumon, o Inglês também é individual e o aluno vai evoluindo gradativamente no seu ritmo. O ALUNO SÓ AVANÇA QUANDO DOMINAR TODO  CONTEÚDO!!!

Cada aluno recebe um livro e um CD feitos por nativos americanos, incluídos na mensalidade, para cada estágio que fará, que vai do "7A" ao "O". Além disso, cada estágio contém 20 blocos totalizando 200 folhas de treinamento. As aulas com o professor servem para o aluno treinar, repetir o que aprendeu e tirar dúvidas.  


VEJA O MUNDO COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS!
(depoimentos de alunos de inglês também estão na nossa página "Depoimentos")

O SEGREDO DO KUMON de INGLÊS: MUITO LISTENING 

É raro alguém explicar claramente, o quê te leva a adquirir fluência. "Tem que estudar muito", "Tem que morar fora" e "Assista filmes sem legenda".

As pessoas entendem que "estudar" é estudar gramática. Morar lá fora? Só alguns podem, e nem sempre é garantido que voltem falando.Talvez por isso muitos passem a vida sem conseguir se expressar bem em inglês, apesar de estudar por anos a fio.

Tudo gira ao redor de LISTENING (ouvir)

Sim, ouvir inglês é o que você pode fazer de mais importante para chegar a falar naturalmente. Listening pesa MUITO mais do que 'estudar gramática', 'fazer exercício', e até mesmo 'praticar conversação' no caminho para a fluência. Cada vez menos você vai ter que se esforçar para lembrar como dizer algo no meio de uma conversa, e cada vez mais as palavras vão sair da sua boca sem você precisar puxar pela memória.

Não é de um dia para o outro que você vai se tornar fluente em inglês (apesar de você notar sim, diferença em pouco tempo).Você se pega usando expressões que nunca tinha usado,e nem lembra onde ouviu..
Sua aquisição vira bola de neve.

Aquisição X Aprender

O "grosso" de um idioma é adquirido inconscientemente, enquanto você ouve coisas que compreende naquele idioma. Uma língua é algo complexo demais para ser automatizada através de processos conscientes como estudo de gramática e memorização.

Aquisição é um processo natural, inconsciente e não tem como evitar: você ouve algo que compreende, e BOOM! Ouça o suficiente e daqui a pouco aquilo sai da sua boca na hora que você quer expressar a idéia correspondente. Agora, aprender língua é bem diferente de aquisição; é um processo consciente onde você estuda as regras, as estruturas e os símbolos fonéticos. Com o tempo você vai saber mais gramática do que o nativo!! 

Quando você adquiriu sua língua materna, sua mãe se comunicava com frases simples como "Vem cá" (enquanto trazia você para junto dela). Você associou áudio com significado. Sem gramática, sem memorizar e sem livro, depois de algum tempo você se tornou fluente.

 Numa conversa ao vivo e em tempo real, não dá pra ficar na dependência da memória e lembrar de regras e palavras certas.
A gramática tem seu momento certo; as escolas invertem as ordens!

E o que eu faço então para ter essa aquisição?

Você ouve, ouve, ouve e ouve MUITO inglês COMPREENSÍVEL!(e lê também, mas leitura não substitui áudio). Tem que se focar em áudio compreensível! Você tem que ouvir pedaços dessa língua que você entende.

Aquilo que você não entende passa batido! É como você ligar pra um russo e pedir pra ele ficar falando por uma hora no telefone. Faça isso todo dia por um mês, e você até vai memorizar alguns sons. 

Mas vai usá-los como, se não sabe o que significam?

A compreensão auditiva é superior à sua fala. Se sua compreensão está no "nível 2", por exemplo, e a sua fala ainda está no "nível 1", escutar áudio no "nível 4" é ir pelo caminho mais difícil.

Nós não absorvemos uma nova estrutura de um dia para o outro, e compreensão sempre antecede a fala (se você tiver criança pequena na família pode observar isso em primeira mão: antes da criança começar a falar ela já entende um monte de coisas).

Após um tempo de listening só você vai saber o momento de fazer um upgrade no seu listening quando ouvir um áudio que antes era difícil e perceber que agora já entende bem.

As coisas acontecem gradativamente. Americano não fala com o filho de 8 anos como se fosse um adulto, porque sabe que o garoto ainda não chegou lá.

Quanto mais você ouvir áudio compreensível, mais rápido você vai progredir. Você adquire inglês, adquire vocabulário, adquire a "mecânica" da língua, e começa a falar.


Por que na maioria das escolas de inglês os alunos quase não progridem na fala?


Embora tenha input compreensível, a  maioria das escolas combina exposição insuficiente ao áudio, e após ouvi-lo, o resto da aula é gramática e exercício. Não é surpresa que tenha aluno chegando ao intermediário avançado sem conseguir falar direito o que fez no fim de semana.  Sem ouvir bastante a língua, não tem como chegar a produzi-la de maneira natural.

Um player é prático, você enfia no bolso e leva onde quiser.Pode aproveitar qualquer 10 minutos dentro ou fora de casa para ouvir.Com transcrição na mão, você consegue entender razoavelmente bem até um news report da CNN, mas sem o texto sua compreensão cai bastante.Não se pode abraçar o mundo com as pernas. Tem que ser gradativo!

Por que no Kumon os alunos progridem?

Exatamente porque no Kumon o aluno faz o que esse estudo de linguística nos mostrou! O aluno ouve, ouve muito,  repete o que ouve, além de muita leitura internalizando assim fortemente a estrutura da língua inglesa com muito vocabulário e  quando menos se espera esse mesmo aluno sem se dar conta começa a se comunicar em Inglês!

E a gramática?

Olhe à sua volta e conte quantas pessoas você conhece que fazem curso de inglês tradicional e que desde o começo do curso estudam gramática e que falam com alguma desenvoltura, no nível em que elas estão. Se você não conseguiu pensar em ninguém, é por aí mesmo. A gramática tem seu momento certo! Seu estudo não resulta em fluência!

RESUMO

Ouvir áudio que você entende 80-100% , acha interessante e com muita frequência:  Você encontrou uma mina de ouro!


VENHA CONHECER!!!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário